terça-feira, 9 de abril de 2013

Atividade 3 - Gestão - PFT



SÍNTESE DA PROPOSTA FEITA PELO GRUPO

(JONAS, IDALINA E PABLO)

 
https://docs.google.com/document/d/1ISURywvxi3obMi1fkkdoKOUlNtrS0MtAQOqiIXBaCPo/edit?usp=drive_web
 

A atividade apresentada é de uma aula sobre Trigonometria, que tem como objetivo superar dificuldades constatadas na avaliação sistêmica do estado, utilizando um recurso construído por eles mesmo, o Teodolito artesanal. Esse instrumento é dos um recurso voltado para a prática que contribuíra para a construção do conhecimento.

Essa percepção de que a Matemática possui uma ampla aplicação prática constitui uma nova metodologia na busca de despertar o interesse dos estudantes tornando as aulas mais interessantes e atrativas, utilizando situações problemas, material concreto, jogos, recursos tecnológicos, o espaço disponível no ambiente escolar, entre outras possibilidades. Nesse sentido a proposta apresentada tem como objetivo apresentar um ensino da trigonometria de forma alternativa, divertida, construtiva e prática. Se a o ensino de trigonometria for apresentado de forma contextualizada e objetiva, possibilitará a estruturação do pensamento lógico e do raciocínio, logo despertando a curiosidade e o interesse do aluno. Mas, como fazer para que isso aconteça de fato? É necessário trabalhar com a realidade próxima do aluno em exemplos relacionados com o seu cotidiano, uma ótima oportunidade de levarmos nossos alunos para áreas externas da sala de aula, como pátio, rua, etc.

 

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a construção.” (FREIRE, 1996,p.52).

 

Essa citação do nosso mestre Freire, com certeza nos dá uma ideia de que criar condições para que aconteça a aprendizagem é propiciar a participação dos estudantes no processo de descobertas e construções e não apenas reprodução de conhecimentos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário