quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Atividade PFT 4 - Resenha "Educação e Comunicação"

Resenha Crítica sobre o texto “Educação e Comunicação” O papel dos meios na formação do aluno e do professor em educação de jovens e adultos de Moacir Gadotti. Participantes do chat. Antônio José Belbuche Muri Denise Corredoura Franciely Favero Ferreira Marcelo Morello Morello Márcia Andréia Peres Franco Maria de Fátima Idalina Q.Trigo Silvia Cristina de Sousa Carneiro Wania Soares Para realizarmos a atividade 4 do PFT – Programa de Formação do PFT foi realizado um chat com os participantes acima citados, onde o assunto foi “Educação e Comunicação”. Alguns participantes já haviam lido o livro “Tecendo o Saber”, sendo que eu li apenas o texto disponível para essa atividade. Sílvia coloca que ele nos dá um alerta e nos coloca a par da importância de aliar a comunicação para o desenvolvimento de uma educação crítica. Interessante que ele coloca que a criança, o jovem e o adulto querem satisfação e alegria, que utilizando a comunicação e por conseqüência a educação. Antônio relata que o texto é parte de um livro que fala da relação da mídia com a escola, principalmente no Educação de Jovens e Adultos(EJA). O texto faz da abordagem do texto, ele é um alerta sobre a utilização da mídia e da influência que ela causa., analisando os aspectos positivos e negativos. A utilização dos meios de comunicação deve ser feita de maneira crítica. S e usarmos a produção de vídeos na escola, produzido pelos alunos, o aluno poderá conhecer melhor a relação com “realidade” mostrada nos vídeos já existentes. A utilização dos recursos tecnológicos deve ser com a finalidade de educação, para não ser banalizado ou criarmos estereótipos, mas percebemos que hoje não há mais como separar educação e mídias., é um processo de humanização. O autor coloca que a televisão, é a cultura da satisfação e que a escola deve trazer satisfação para o aluno. • O que você acredita que a escola deve denunciar com relação às mídias? A mídia tem muitos lados positivos, basta termos conhecimentos para compreender e mediarmos o melhor possível, utilizar criticamente de maneira que o aluno explore, não aceitando todas as informações que os meios de comunicação nos coloca.Os meios de comunicação vem sendo utilizado de forma errada, tendo como papel principal de manipular as mentes para uma realidade voltada a interesses políticos e consumistas, que devem ser denunciado, pois estabelecem padrões, para o consumismo desenfreado, principalmente a televisão, que tanto influenciam as pessoas e nem percebem que estão sendo dominadas A escola cresce quando tira proveito das mídias para a cultura que acontece na escola. Percebemos que o lado negativo da mídia é que os alunos se interessa. As mídias são usadas hoje, mais como entretenimento. Antônio citou como exemplo duas pesquisa recentes sobre quem esta na frente na candidatura a Prefeitura de Vila Velha. Na Gazeta aparece um candidato à frente e na Tribuna outro. O que nos leva a pensar que uma das pesquisas é encomendada, para iludir o eleitor. A televisão estabelece uma cultura de massa, onde todos acabam pensado que o diz é melhor e verdade. Márcia citou o filme “O quarto poder”, que mostra o poder da mídia sobre as massas. E como ela pode influenciar entre a vida e a morte de uma pessoa. Há outros filmes interessantes conforme citado por Antônio que falam de como a midia manipula as pessoas é "Matrix" e 'o show de “Truman" • Quais os aspectos positivos na opinião de vocês? Os alunos precisam entender que não devem acreditar em tudo que vê nas mídias. Precisamos mediar os bons exemplos, programas,... Levar o aluno a diferenciar e ter uma postura critica daquilo que esta sendo exposto na mídia, tudo com limites de realidade, humanidade, solidariedade, ética, respeito, sem preconceito. Os vídeos trazem informações atualizadas e com uso de muitas tecnologias para ficar mais fácil de aprender é o melhor que a mídia tem trazido para nós. Acho que o positivo é usar ,pois nos encantam mas sempre refletindo,tentando mostrar programas que sejam para a construção da personalidade de maneira positiva. Pois podemos extrair isto fazendo aulas com cuidado. As mídias devem ser usadas a favor da educação. Marcelo coloca “Só aprendemos aquilo em que nos envolvemos profundamente e faz sentido para nós". Quando faz sentido encontramos respostas significativas, que nos faze crescer. Como aspectos positivo observamos, que através da cultura de massa, que muitas vezes é influenciada pelos meios de comunicação, principalmente a televisão citada anteriormente, podemos trabalhar a vivência dos alunos, mas com responsabilidade, valoriza toda a estrutura da escola. A produção de vídeos também citado anteriormente é um aspecto positivo, pois oportuniza uma reflexão e visualização do que eles estão fazendo. Importante e a utilização não só de mídias prontas, que podem ser uma forma de despertar o interesse do aluno. A preocupação também é na formação do profissional que não sabem usar as mídias, imaginem usá-las de forma correta, então precisamos de capacitação para professores. Foi citada a experiência com produção de vídeos por alguns tutores, que como professores, constataram como ponto positivo. O uso do vídeo é importante para formar a criticidade daquilo que se vê, levando o aluno a entender melhor o poder do meio de comunicação. A preocupação também é na formação do profissional que não sabem usar as mídias, imaginem usá-las de forma correta, então precisamos de capacitação para professores. Entre os tutores também há experiências entre uso de DVDs, produção de jornais e outros. Algumas mídias como o jornal são interessantes, pois é uma excelente oportunidade de um trabalho interdisciplinar. Antônio relatou sua experiência atual, de construir uma revista da matemática, onde os alunos trabalham reportagens interessantes. Já o tutor Marcelo relatou uma experiência onde os alunos foram para a rua com a câmera, para saber a importância da matemática nas profissões. O autor destaca também que a sala de aula é um “lugar privilegiado da educação, e a escola como um local de criação e recriação da cultura e da cidadania”. • Como esse tema pode ser abordado na formação de professores? Inicialmente identificar os professores com dificuldades básicas em tecnologia e depois uma formação para o uso das mídias voltada para a educação. Como um professor que tem dificuldade de utilizar um vídeo vai utilizar para motivar por exemplo jogos no computador? Em Guaçuí e outras SRE, foi oferecido um curso básico para os professores do multicurso, mas confesso que foi aproveitado por poucos, acreditamos que não foi suficiente, conforme necessidade da educação. Para uma formação é necessário integrar teoria e prática é fundamental e a formação continuada e o principal espaço para isso, já que muitos não tiveram esse tipo de formação na graduação. Os professores encontram restrições de programas e sites para utilização nos laboratórios das escolas. Inicialmente poderia no caso do Multicurso ser abordado nos através dos roteiros e também ser oferecido cursos gratuitos. • Qual o impacto social do uso das mídias na educação? Não podemos esquecer que usar mídias não depende só de internet e sim de todos os recursos midiáticos, como: rádio, televisão, jornal, etc... Penso que pode ser como o vídeo que a Letícia e o Leandro utilizaram no encontro presencial que abordava tipo: quando o aluno escreve um texto só ela lê e quando ele escreve no blogger milhões de pessoas lêem. Resenha conforme chat do grupo na visão de: Maria de Fátima Idalina Qualhano Trigo Tutora do Multicurso Matemática - SER/GUA

3 comentários:

  1. Olá Idalina.
    Ficou Show. Parabéns.
    Antônio José Belbuche Muri

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  2. Olá Idalina,
    Ficou ótima sua resenha. Parabéns !!!
    Wânia.

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  3. Excelentes reflexões, Idalina!

    Entre outros destaques do seu texto, aponto a parte onde você diz que "Antônio citou como exemplo duas pesquisa recentes sobre quem esta na frente na candidatura a Prefeitura de Vila Velha. Na Gazeta aparece um candidato à frente e na Tribuna outro. O que nos leva a pensar que uma das pesquisas é encomendada, para iludir o eleitor".

    Realmente é algo para se pensar pois, ainda que não tenha sido encomendada como você sugere, certamente as pesquisas acabam influenciando de certa forma, fazendo com que o candidato apontado como "na frente" leve vantagem.

    Isto sem comentar sobre os arranjos políticos que são feitos para se ganhar tempo de TV no horário político obrigatório...

    Abraço,
    Leandro

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