quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Atividade 2 - PFT

Atividade 2 - PFT 1) Você tutor/orientador, no programa de formação, se percebe na condição de aluno em um campo interativo? 2) Qual a diferença entre a interação presencial e a distância? Como isso pode ter impacto na aprendizagem? 3) Como Criar um espaço de interação presencial e/ou a distância que seja acolhedor? Não tenho dúvida, a vivência com qualquer ser humano trás experiências enriquecedoras, nós pessoas, enquanto professores, pais, amigos, filhos, aprendemos todos os dias com nossos alunos, com nossos filhos, amigos e porque não no curso de formação, aonde as diferenças vem para somar, e ter uma aprendizagem significativa. A máquina também é um desafio todos os dias, programas diferentes dos que estamos acostumados, atividades inovadoras, soluções criativas, o mundo sendo apresentado do ponto de vista diferente do meu. Tudo é uma questão de cultura, a interação presencial deve acontecer sempre que for necessário, pois tem o calor humano, que é insubstituível. Já a interação a distância é completamente possível e pode acontecer mais regularmente, sem que aconteçam buracos na convivência e troca de experiência, basta ficarmos atentos. Na interação distância desde que sejamos sempre sinceros, o tempo pode ser melhor aproveitado, nós estamos cada vez mais presos em trânsitos, filas, supermercados e sempre reclamando que falta tempo. E daí precisamos gerenciar melhor o tempo, para que seja possível cumprir nossos compromissos. A interação a distância é uma necessidade. Para exemplificar, enquanto tutora, ao visitar os grupos, percebo um acolhimento, temos oportunidade de ouvir e ser ouvido. Após esse contato, se necessário enviar um e-mail ou dar um telefonema, as pessoas se sentem mais à vontade. Quanto a aprendizagem, não consigo dimensionar o quando tenho aprendido neste ano, onde a maior interação é a distância. Acredito que saber ouvir, mediar as discussões sempre com elogio, ética e um bom direcionamento para o que se espera do cursista. Indicando e recebendo material necessário para que as discussões sejam enriquecidas, tanto presencial quanto à distância, de acordo com as características do meio, e daí caminharmos para o novo, sempre com base no concreto, experiências vivenciadas, experimentadas.

Um comentário:

  1. Bom dia Idalina:
    A necessidade de organizar o tempo de forma que possamos ter uma aprendizagem significativa se faz essencial na educação a distância. Eu ainda tenho esse problema...... mas chego lá.
    Abraços
    Denise

    ResponderExcluir