quinta-feira, 28 de junho de 2012

10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR.

PERRENOUD, PHILIPPE (2000)"A competência de selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representadas de diferentes formas, para tomar dicisões e enfrentar situações-problemas".

Preparar nosso aluno para uma leitura e inserção no mundo do trabalho, capacitá-lo para reconhecer e saber argumentar sobre seus direitos e deveres, orientando sempre de maneira a aproveitar os conhecimentos do meio em que vive.

"Utilizar as novas tecnologias"

No mundo globalizado em que vivemos, devemos acompanhar as transformações tecnológicas, pois nossos alunos inseridos neste "mundo", o mundo das redes sociais, acesso a pesquisas imediatas, ou seja, como o nosso aluno que está sempre conectado, vai se "formar" da mesma maneira que foi a nossa formação?

"Trabalhar em equipe"

Devemos estimular o trabalho em equipe, pois existem diferentes inteligência, sendo assim em equipe acontece a troca de experiência.

3 comentários:

  1. Olá Idalina,
    Deu certo, estava em um modelo que era tudo em branco...
    Consigo visualizar muito bem aqui.
    Abraços

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  2. Idalina,
    Sua frase "existem diferentes inteligências" me fez lembrar da Teoria das Inteligências Múltiplas "desenvolvida a partir da década de 1980 por uma equipe de investigadores da Universidade de Harvard, liderada pelo psicólogo Howard Gardner, buscando analisar e descrever melhor o conceito de inteligência. Gardner afirmou que o conceito de inteligência, como tradicionalmente definido em psicometria (testes de QI) não era suficiente para descrever a grande variedade de habilidades cognitivas humanas. Desse modo, a teoria afirma que uma criança que aprende a multiplicar números facilmente não é necessariamente mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais forte em outro tipo de inteligência. A criança que leva mais tempo para dominar uma multiplicação simples, pode aprender melhor a multiplicar através de uma abordagem diferente;"
    "a pesquisa identificou e descreveu sete tipos de inteligência nos seres humanos e posteriormente foram acrescentadas as inteligências de tipo "naturalista" e "existencial":
    1.Lógica-matemática - Habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Possuem esta característica matemática, cientistas e filósofos.
    2.Linguística - domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em os explorar.

    3.Musical - Habilidade para compor e executar padrões musicais, executando pedaços de ouvido, em termos de ritmo e timbre, mas também escutando-os e discernindo-os.

    4.Espacial - capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais até mesmo sem estímulos físicos.
    5.Corporal-cinestésica - Maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. É predominante entre atores e aqueles que praticam a dança ou os esportes.

    6.Intrapessoal - Capacidade de se conhecer, estando mais desenvolvida em escritores, psicoterapeutas e conselheiros.
    7.Interpessoal - Habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos e professores.

    8.Naturalista - Sensibilidade para compreender e organizar os objetos, fenômenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais, incluindo rochas e gramíneas e toda a variedade de fauna, flora, meio-ambiente e seus componentes.
    9.Existencial - investigada no terreno ainda do "possível", carece de maiores evidências. Abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência.

    Precisamos estar atentos para percebermos todas essas inteligências, pois se meu aluno é no máximo, de zero a dez, um quatro, como disse o professor Márcio Guido na reunião do Grupo que visitei esta semana, apesar de todos os esforços em conjunto (professor/aluno/pedagogo), ou seja, após todo o trabalho para conseguir o melhor deste aluno, isto só mostra que ele (aluno) não alcançou todo o seu potencial ou simplesmente para ele o máximo é realmente o quatro e não será isto que irá impedi-lo de ser um bom profissional futuramente em outra área que não exija dele uma Matemática mais aprofundada. E aí? Reprova-se este aluno ou não?
    Temos que ter toda uma análise, por isso o aluno precisa ser avaliado todos os dias, não apenas com provas escritas, mas também com todos os outros recursos que temos de avaliação e aí o professor precisa estar em constante formação para reconhecer essas formas de inteligências, para não ser injusto na hora de avaliar e comprometer a vida de um ser humano. Temos, como educadores, uma grande responsabilidade, podemos causar, sim, uma morte, não física, mas intelectual, com alguma palavra dita sem pensar, às vezes em momentos que não estamos bem conosco mesmos e acabamos não sendo pacientes com eles (Alunos)que em sua maioria ainda estão em formação física e psicológica.

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  3. Olá Márcia!

    Boa lembrança "Inteligências Múltiplas".
    Valeu.
    Abraço
    Idalina

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